Muito tem se falado sobre a Revisão da Vida toda, um processo que permite recalcular o valor de sua aposentadoria.
Em 1999, quando houve uma Reforma da Previdência, foram estabelecidas duas regras para o calculo da aposentadoria: a Regra Definitiva e a Regra Transitória.
A Regra Definitiva se aplicava para quem começasse a trabalhar com carteira assinada e contribuir ao INSS a partir de 1999, e considerava 80% das contribuições de maior porte durante todo o período de contribuição.
A Regra Transitória se aplicava para quem já contribuía ao INSS desde antes de 1999 e considerava 80% das maiores contribuições, porém, apenas aquelas feitas a partir de 1º de julho de 1994.
A Regra Transitória acabou prejudicando o cálculo de diversas pessoas que se aposentaram no período, pois em muitos casos, as pessoas haviam realizado suas maiores contribuições antes de julho de 1994.
Com a Revisão da Vida Toda, é possível incluir no cálculo todas as contribuições realizadas, o que pode resultar em um aumento no valor mensal da aposentadoria.
Além disso, é possível solicitar o recebimento das diferenças no valor dos últimos 5 anos.
Para se beneficiar da Revisão da Vida Toda, é necessário atender a certos requisitos:
- Ter contribuições de alto valor realizadas antes de 1994;
- Ter recebido a primeira parcela há menos de 10 anos e antes de 12/11/2019 (antes da Reforma Previdenciária);
- Ter se aposentado sem realizar o cálculo previdenciário.
Antes de solicitar a revisão, é importante ter a orientação de um especialista em Direito Previdenciário, que fará o recalculo do seu benefício, incluindo todas as suas contribuições anteriores a julho de 1994 para verificar se a revisão é benéfica ao seu caso.
CUIDADO! Se a revisão não se aplicar ao seu caso e for solicitada, o valor do seu benefício poderá ser reduzido.
A Revisão da Vida Toda garante aos aposentados uma aposentadoria mais justa, levando em consideração todas as suas contribuições ao longo da vida.
O pedido de Revisão da Vida Toda precisa ser realizado diretamente na Justiça.
Dessa forma, você deverá buscar o auxílio de um Escritório de Advocacia especializado em Direito Previdenciário e cálculos previdenciários, para garantir que você receba a melhor aposentadoria!